A 3º edição da Mostra Semestral de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que terá início neste sábado (6) e segue até o dia 13 de dezembro, terá 22 peças teatrais produzidas pelos acadêmicos do curso de Teatro.
Peças de grandes encenadores e dramaturgos como Nelson Rodrigues, Bernard-Marie Koltès, Chico Buarque, Jean Luc Lagarce, Fernando Arrabal, Timochenco Webi, Tennessee Williamns, Federico Garcia Lorca, Bertolt Brecht, Sarah Kane, e, criações coletivas, que serão apresentadas pelos atores, diretores e pesquisadores do curso de Teatro da UEA.
Além dos espetáculos, na programação da Mostra terá seminários de pesquisas, simpósios, trocas artísticas e pedagógicas.
O objetivo da Mostra Semestral de Teatro é exercitar os processos de assimilação sobre as diversas práticas e teorias da área, além de estimular a troca desses conhecimentos com a comunidade.
Segundo a coordenadora da Mostra Semestral, professora Annie Martins Afonso, o evento, além de ser o resultado de um trabalho acadêmico, é a busca por um diálogo com a classe artística amazonense e com a comunidade.
"É uma demanda não só da universidade, mas uma tentativa inicial de suprir a demanda de arte no Amazonas. Aos poucos a Mostra vai se firmando e mostrando a necessidade de apresentarmos os processos e pesquisas da UEA para a comunidade acadêmica e para a cidade, motivando as pesquisas, a produção teatral e a formação do espectador", explicou Annie.
As peças serão apresentadas em alguns espaços alternativos da Escola Superior de Artes e Turismo -ESAT da UEA, localizada na Avenida Leonardo Malcher, nº 1728, bairro Praça 14. Além da Esat, o Teatro Américo Alvarez, localizado na Rua Ramos Ferreira nº 1572, próximo a Esat, será ocupado pelas cenas.
Curso de Teatro
O curso de Teatro da UEA formou sua primeira turma em 2013. A ideia de uma Mostra Semestral, que vai além do cunho pedagógico ou avaliativo, é uma meta que desde a formação do curso existe, e que agora ganhou força por meio da união de alunos e professores. Todos os períodos do curso em suas áreas de pesquisa, junto às disciplinas ministradas durante o semestre, estarão contextualizando e integrando os conhecimentos, para que estes possam de fato contribuir à formação de futuros profissionais do Teatro, aptos a refletir a nossa realidade, promover e estimular as mudanças culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário