O curso de Tecnologia em Produção Audiovisual iniciou, nesta quarta-feira (3), a Jornada "Os cinemas dos países lusófonos". O evento seguirá até esta sexta-feira (5) com palestras sobre os desafios no cinema nos países lusófonos e conta com representantes do Amazonas, Rio de Janeiro e Portugal, sendo aberto ao público em geral. A jornada discutirá as barreiras de produções e co-produções internacionais entre países de língua portuguesa.
O evento faz parte do Ciclo de Palestras em Audiovisual, um projeto de Extensão da UEA, que visa criar eventos diferenciados no mercado, gerando fortalecimento das ações de extensão do curso e do perfil do egresso. De acordo com o coordenador do curso de Produção Audiovisual da UEA, professor Abrahim Baze Jr, o principal intuito do evento é promover, nos alunos, o vínculo de pesquisa o que, segundo ele, será reforçado com o laboratório Interinstitucional de Artes, Performance e Audiovisual: Cinema e Vídeo (LCV), que estará brevemente instalado na UEA, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade Federal Fluminense (Uff).
Segundo Baze, o laboratório será o espaço para o desenvolvimento de projetos e pesquisas na área de Audiovisual. ¿O fator principal é a mudança, vamos começar a ter uma ação diferenciada do mercado de trabalho e como eles executam¿, disse.
Abrahim também destacou a presença de convidados nacionais e internacionais no evento, onde serão tratadas as produções e co-produções em língua portuguesa e serão debatidos os filmes. Além disso, o evento contará com a coordenação do professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Cruz, e do professor da Universidade Federal Fluminense, Leandro Mendonça.
Temáticas
Os palestrantes abordarão as temáticas relacionadas a entender e compreender as produções e suas realidades através do "diálogo cineclubista", com exibições e debates com os produtores. "Estamos programando ações, oficinas e encontros paralelos a exibição. Também haverá o debate após o final das sessões em linha direta com os realizadores e convidados oferecendo novas dinâmicas de aprendizagem e multiplicando experiências", disse Abrahim Baze Jr.
Além do LCV, o coordenador do curso de Produção Audiovisual da UEA destacou como maior legado acadêmico e técnico do evento a possibilidade de integração com grandes nomes do cenário brasileiro.
Texto: Vanessa Brito
Fotos: Joelma Sanmelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário