quinta-feira, 21 de maio de 2015

Jovens participam de oficina para produção de conteúdo audiovisual no "Diz Aí - Amazônida"




Acadêmicos, representantes de movimentos sociais e interessados por produção de peças audiovisuais participaram nesta quinta-feira (21) de oficinas do projeto "Diz Aí" do Canal Futura. Mostrar a realidade da juventude amazônica é um desafio que foi abraçado por jovens do Amazonas durante a produção de mais uma série de documentários e peças do projeto. 

Desta vez, os 20 jovens selecionados participam de um ciclo de oficinas realizado na Escola Superior de Artes e Turismo da UEA (Esat), que oferece estrutura e logística para a realização das atividades. As peças produzidas durante a ação serão divulgadas pelo Canal Futura, por meio de parceria inédita firmada com o curso de Tecnólogo em Produção Audiovisual da UEA. 

Discussões, relato de experiências, troca de conhecimentos teórico e prático além do intercâmbio de aprendizado de jovens de diversos segmentos da sociedade e da Academia estão sendo vivenciados durante o ciclo de oficinas que acontece até o próximo domingo (24), nas dependências da unidade acadêmica. 





De acordo com a líder do projeto "Diz Aí", do Canal Futura, Fabiana Cecy, o objetivo é dar voz e fazer com que os jovens despertem para a criação audiovisual e sejam multiplicadores entre seus pares tanto no âmbito acadêmico como entre organizações da sociedade civil organizada, como ONGs, movimentos sociais e fóruns de juventude. 

"Vamos desenvolver as peças nas oficinas e, com base nas discussões, vamos construir a série. Os jovens que participam serão os protagonistas da juventude que eles representam. Temos diversos perfis de jovens que trabalham com temáticas diferentes que vão culminar no Audiovisual", disse Fabiana Cecy. "Esperamos que eles aproveitem esse momento e que eles consigam multiplicar isso nas suas comunidades e municípios", completou a mobilizadora do Canal Futura, Melina Marcelino. 

O planejamento da série "Diz Aí - Amazônida" começou em 2013 com a ideia de disseminar o conhecimento para que os jovens pudessem expressar de forma autoral aspectos da sua cultura e sociedade. De acordo com uma das mobilizadoras do projeto do Canal Futura, Débora Galli, a ideia surgiu após se identificar que não haviam recursos disponíveis adequados para a produção audiovisual da juventude na região. 

"O interesse de falar sobre a juventude da Amazônia surgiu por conta de nós acompanharmos os grupos de jovens da Amazônia e perceber que eles não tinham nenhuma ferramenta audiovisual que retratasse a realidade deles', afirmou Galli. 

Para Alexandre Nogueira, da Clarté - convidado para ministrar a oficina de Produção Audiovisual - o jovem amazônida se destaca por defender sua identidade, suas raízes, sua história. Partindo deste contexto, a iniciativa visou oferecer as ferramentas e o conhecimento necessário para que eles venham a ter mais visibilidade na sociedade. 

'O que eu vejo é que eles têm apego ao lugar. Eles se sentem parte disso tudo, da Amazônia, e se apropriam da cidade e da sua própria região com uma força tremenda. É muito legal ver que eles têm orgulho pela identidade deles. Eles precisam ser ouvidos e nós estamos nessa capacitação para que eles possam passar essa imagem de forma bonita e inteligível', salientou.




"Diz Aí - Amazônida"

O projeto "Diz Aí" tratará de questões relacionadas às juventudes da Amazônia e realizará atividade de formação em comunicação e cidadania, resultando na produção da série Diz Aí e em processos de mobilização local para debate de questões referentes à juventude, cidadania e desenvolvimento local.

A série "Diz Aí - Amazônida" já passou por Belém (PA), capacitando jovens e já com bons resultados. Ao todo, foram produzidas nove vídeos para divulgação. As oficinas de formação em audiovisual para os jovens são inspiração para a definição de temas para o programa.

Produzido pela área de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura, o "Diz Aí" é uma série de programas de curta duração que traz a opinião dos jovens de diversas regiões do país para questões étnico-racial e de gênero, mercado de trabalho, sexualidade, cultura, cidadania, meio ambiente, geração de renda, acesso a tecnologias, combate à seca, entre outros temas.

Link do projeto: http://www.dizai.org.br/

Por Vanessa Brito.

Fonte: http://www3.uea.edu.br/noticia.php?notId=38362

Nenhum comentário:

Postar um comentário