sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Abertura do Seminário de Metais conta com apresentações musicais

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promoveu a abertura do I Seminário de Metais nesta quinta-feira (12), em Manaus. O evento inédito na Universidade conta com palestras e apresentações musicais na programação que segue até o próximo domingo (15).

O seminário tem o objetivo de aliar a difusão de conhecimentos com a possibilidade de contato direto com músicos de grande visibilidade nacional e internacional, além de possibilitar aos alunos uma capacitação ampla, proporcionando a interação entre profissionais.

Segundo o organizador do evento, Fabio Carmo, o seminário também visa criar vínculos com outras instituições, visando futuras parcerias. “Queremos que os alunos tenham contato com outros profissionais, principalmente porque aqui no Amazonas ainda não temos cursos de Mestrado na área, por exemplo”, disse.

De acordo com Carmo, outra demanda diz respeito à própria formação de público para prestigiar ações como essa. “O objetivo é também abrir esses eventos para o público em geral. O que constatamos é que a maioria das pessoas não costuma prestigiar eventos como esse porque acreditaram que existe muito ‘glamour’. Queremos mudar isso”, afirmou.

A abertura do I Seminário de Metais da UEA contou com a presença do patrono do Seminário, professor Raimundo Barradas e do maestro Adroaldo Cauduro. A solenidade também contou com a apresentação do Quinteto Manaós e grupo Tubones.

Programação

A programação que segue até o próximo domingo (15) contará com oficinas e a master-class ministrada pelos seguintes palestrantes: Renato Pinto (Tuba), Heinz Swebel (Trompete), Leilo Alves (Trombone), Joatan Nascimento (Trompete) e Celso Benendito (Trompa) do quinteto de metais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que ministrarão sobre seus instrumentos juntamente com apresentações solo e em grupo.

Entre as propostas do encontro está a apresentação do quinteto de metais, que tem em sua formação os instrumentos: trompete, trombone, trompa e tuba. Durante a programação, o quinteto da UFBA também se apresentará na Igreja de São Sebastião no próximo sábado (14), a partir das 20h.

As oficinas e master-class acontecem na Escola de Artes e Turismo (Esat), localizada na rua Leonardo Malcher, nº 1728, bairro Praça 14 de Janeiro. Ao todo, o evento já conta com a participação de 70 inscritos, mas a previsão é que o público do seminário chegue a cerca de 120 inscritos.

Segundo Carmo, dentro das atividades pedagógicas do I Seminário de Metais da UEA, podem participar qualquer interessado - aluno ou não da Universidade - com intuito de agregar conhecimentos.

Para mais informações, confira a programação em anexo.

Texto: Vanessa Brito
Fotos: Luciana Braga


Fonte: http://www2.uea.edu.br/noticia.php?notId=29463

Nenhum comentário:

Postar um comentário