O curso de Teatro da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizará, neste sábado (30), o 'I Simpósio Diálogos e Reflexões sobre Arte e seu Ensino no Amazonas'. As atividades serão realizadas, a partir das 9h, no miniauditório da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), localizada na Avenida Leonardo Malcher, nº 1728, bairro Praça 14.
O evento tem o objetivo de levantar e debater, junto à comunidade, questões relativas ao ensino da Arte no Amazonas, políticas públicas adotadas para a educação, papel da Federação de Arte/Educadores do Brasil (Faeb), além de discutir formação do docente de Arte.
De acordo com a coordenação do evento, o Simpósio surgiu a partir dos questionamentos do corpo docente do Curso de Teatro, mediante as carências de debate sobre o assunto. A coordenação ressaltou ainda que alguns professores pertencentes à Faeb diagnosticaram a necessidade da realização de um simpósio em Manaus, em razão da aproximação com o `Seminário da Região Norte: Educação, Arte e Intercultura, marcado para o mês de Agosto, em Roraima'.
"É urgente a discussão sobre as políticas públicas adotadas para a educação e a formação do professor de arte. Precisamos discutir localmente e levar nossas reflexões mais amadurecidas para o Seminário em Boa Vista. É uma boa oportunidade de reunirmos alguns arte-educadores do Amazonas da educação básica e ensino superior, cujas histórias e vivências podem levantar reflexões importantes para enxergarmos caminhos mais abertos ao ensino da arte" - diz a organizadora do evento, professora do Curso de Teatro da UEA e Representante da FAEB no Amazonas, Eneila Santos.
Duas mesas temáticas vão nortear as discussões: História da Educação e Currículo (9h às 12h) e Polivalência - Formação do professor (13h às 16h). Dentre os convidados estão educadores e gestores representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
APRESENTAÇÃO TEATRAL
Finalizando o evento, a partir das 16h30, será realizada apresentação do espetáculo Agreste, texto do dramaturgo brasileiro Newton Moreno. Ambientado no sertão nordestino, e adaptado pela acadêmica de Teatro da UEA, Déborah Ohana, o texto busca promover reflexões polêmicas sobre corpo, gênero, sexualidade e amor. A apresentação será realizada na Sala Samambaia, situada na Esat.
Foto: Joelma Sanmelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário