Um estudo inédito sobre uma das principais atrizes afrodescendentes é o destaque de mais uma obra que será lançada pela Editora da UEA. O livro, intitulado "Uma estrela Negra no Teatro Brasileiro: relações raciais e de gênero nas memórias de Ruth de Souza", será lançado nesta quinta-feira (16).
Na ocasião, o autor Julio Claudio da Silva receberá os convidados e participará de sessão de autógrafos. O lançamento acontecerá no auditório anexo da Escola Normal Superior (ENS), localizada na Avenida Djalma Batista, 2470, bairro Chapada.
De acordo com o diretor da Editora UEA Edições, Allison Leão, a pesquisa que propiciou esse livro buscou mostrar respostas. "O autor mergulhou no estudo da trajetória profissional de uma das atrizes afrodescendentes, o que confere a ele a oportunidade bem sucedida de relacionar uma história intelectual à história social brasileira", disse.
Buscando respostas, o autor mergulha na trajetória profissional de uma das atrizes afrodescendentes mais importantes do cenário artístico brasileiro. Júlio Cláudio da Silva é professor de História da Universidade do Estado do Amazonas e doutor em história pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense.
Desde a graduação, ele se dedica à pesquisa sobre as relações sociais no Brasil. É autor, entre outros trabalhos, dos artigos "Arthur Ramos X Oliveira Vianna - Uma polêmica sobre o racismo" e "O negro na civilização brasileira", ambos integrantes do livro Memória do Saber - Arthur Ramos, organizado por Luitgarde Barros.
Também é autor, com Joceneide Cunha, dos livros História da Cultura Afro-brasileira e História da África. Atualmente é diretor da Associação Brasileira de História Oral, Regional Norte. A pesquisa propiciou buscar responder à seguinte questão: são racionalizadas as relações sociais na sociedade brasileira.
Júlio Cláudio falou sobre a importância da obra para diversas áreas do ensino. "Acompanhei a trajetória da atriz em uma pesquisa que iniciou em 2005, inclusive analisando arquivos pessoais dela. A partir daí vi que se tornaria um trabalho inédito. A obra é multifacetada e pode ser usada na História, Antropologia, Teatro e outros estudos", destacou.
Os exemplares do livro serão distribuídos pela Editora UEA edições para universidades públicas em todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário