quinta-feira, 30 de abril de 2015

"Conversando com o Maestro" recebe o cantor e compositor Salomão Rossy


O cantor e compositor amazonense, Salomão Rossy, é o entrevistado desta quinta-feira (30), do talk show "Conversando com o Maestro", apresentado pelo professor da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Adroaldo Cauduro.

Salomão conta onta com mais de 30 premiações (melhor interprete, 1º e 2º lugares), entre eles o Festival Universitário de Música (FUM) por três anos consecutivos; três vezes no Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani); quatro edições do Festival de Toadas da Fundação Villa Lobos e ainda participou por três anos consecutivos do Festival de Toadas de Parintins. No Festival Amazonas de Música (Famusi), Salomão ganhou o primeiro lugar da edição de 2010. Ele também venceu como melhor intérprete nacional no FEM do mesmo ano, e quarto lugar nacional no FEM 2011.


A reprise do programa acontece aos domingos às 13h, também na TV Cultura.



UEA participa de programação em alusão ao Dia do Turismólogo


Em alusão ao dia Estadual do Turismo, comemorado no dia 8 de maio, a Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) vai promover uma semana de atividades para alunos e professores. As atividades serão realizadas entre os dias 4 e 8 de maio.


No dia 4 de maio, de 13h às 16h, haverá a apresentação de informações sobre o Turismólogo e seu campo de ação no mercado de trabalho, através de painéis que ficarão no hall de entrada do Instituto de Educação do Amazonas (IEA).



Outra ação acontecerá na terça-feira (05), de 9h às 17h, com a realização do Workshop de Gestores Públicos onde todas as IES abordarão vários temas pertinentes a atividade turística nos municípios. A UEA, através da Coordenação do Curso de Turismo, abordará a importância da atividade turística para a economia do município às 9h30, no Centro de Convenções Vasco Vasques.



No dia 7 de maio, de 13h às 17h, os alunos que participarem da atividade na segunda-feira serão conduzidos para o Museu Casa Eduardo Ribeiro a pé e no caminho eles receberão informações turísticas sobre os prédios históricos ao longo do caminho. Ao final, todos os alunos envolvidos na atividade darão abraço no Teatro Amazonas.



No dia 8 de maio, às 10h, haverá sessão solene na Assembleia Legislativa do Amazonas onde haverá homenagem ao Dia Estadual do Turismo e serão homenageados a Professora da UEA, Maria Helena Fonseca e o Professor da Nilton Lins, Hamilton Ciro Muratore que é da primeira turma do curso de Turismo do Brasil que é da Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo.



No mesmo dia, no horário de 15 às 17h, haverá o Colóquio Turismo em Comunidades Tradicionais e Indígenas com o tema: ¿Povos Indígenas no mundo contemporâneo¿. Para encerrar, haverá missa em comemoração ao Dia Estadual do Turismo na Catedral Metropolitana de Manaus.



O evento é uma iniciativa das Instituições de Ensino Superior (IES), do curso de Turismo e apoio da Comissão de Empreendedorismo e Turismo da Aleam, através do Deputado Estadual Francisco Souza.



Confira a programação no site.

Acadêmicos de Turismo realizam Visita Técnica em Manacapuru




Acadêmicos do curso de Turismo da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizaram uma Visita Técnica ao município de Manacapuru, a 84 quilômetros de Manaus. Durante a visita, foi realizado um levantamento da Oferta Turística do município com apoio da Prefeitura Municipal. 

O objetivo da Visita é oferecer ao poder público propostas para potencializar o desenvolvimento turístico da localidade, visando o incremento da economia local. 

As atividades foram desenvolvidas por 58 alunos de graduação de Turismo e pelas professoras Sonia Araújo Nascimento e Cláudia Araújo de Menezes. Durante a visita foram identificados os potenciais e as deficiências turísticas do município, nas quais os alunos trabalharão para propor soluções que possam ser realizadas até o final do semestre.

A visita foi realizada no dia 25 de abril.





Fonte: http://www2.uea.edu.br/noticia.php?notId=37843

terça-feira, 28 de abril de 2015

Lendário Amazônico através da cultura dramática ganha obra inédita no AM


A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promove mais um lançamento de livro para esta temporada. Esta é a vez da publicação que tem como título "Revisitação do Lendário Amazônico através da Cultura Dramática", da professora e mestre em Letras e Artes pela UEA, Gislane Regina Pozzetti. A obra será lançada às 18h da próxima quinta-feira (30) no Les Artistes Café Teatro, localizado no Centro de Manaus. 

Nesta revisitação, estão reunidas duas dramaturgias, adaptadas do lendário amazônico a partir de modelos diferentes: uma, resultado do processo de criação baseado nas estruturas do drama pastoril do século XVIII, tendo a floresta e a fauna como cenário, e outra, de adaptação livre. 

Segundo o diretor da Editora da UEA, Allison Leão, a publicação por si só já estaria justificada, entretanto, é também um título didático, posto que, discorre modestamente, sobre a carpintaria dramatúrgica e as reflexões acerca dos modelos clássicos e contemporâneos de construção do texto dramático. 

A obra "Revisitação do Lendário Amazônico através da Cultura Dramática" trata-se de um percurso que não se esgota nas escrituras dramáticas apresentadas, nem tampouco, no universo das teorias, uma vez que reúne reflexões propiciadas pela docência da autora em dramaturgia.

São reflexões que se articulam segundo o espírito apaixonado pelo fantástico e que convidam o leitor a experimentar a presença do lendário como elemento intrínseco da vida no Amazonas. De acordo com Leão, o livro de fácil leitura e compreensão é destinado a leigos, acadêmicos e amantes do teatro. 

O Les Artistes Café Teatro fica localizado na Avenida Sete de Setembro, bairro Centro. Na ocasião, a autora receberá os candidatos e participará de sessão de autógrafos. 


Texto: Vanessa Brito.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

UEA Edições lança livro "Uma estrela Negra no Teatro Brasileiro"




Um estudo inédito sobre uma das principais atrizes afrodescendentes é o destaque de mais uma obra que será lançada pela Editora da UEA. O livro, intitulado "Uma estrela Negra no Teatro Brasileiro: relações raciais e de gênero nas memórias de Ruth de Souza", será lançado nesta quinta-feira (16). 
Na ocasião, o autor Julio Claudio da Silva receberá os convidados e participará de sessão de autógrafos. O lançamento acontecerá no auditório anexo da Escola Normal Superior (ENS), localizada na Avenida Djalma Batista, 2470, bairro Chapada.

De acordo com o diretor da Editora UEA Edições, Allison Leão, a pesquisa que propiciou esse livro buscou mostrar respostas. "O autor mergulhou no estudo da trajetória profissional de uma das atrizes afrodescendentes, o que confere a ele a oportunidade bem sucedida de relacionar uma história intelectual à história social brasileira", disse. 

Buscando respostas, o autor mergulha na trajetória profissional de uma das atrizes afrodescendentes mais importantes do cenário artístico brasileiro. Júlio Cláudio da Silva é professor de História da Universidade do Estado do Amazonas e doutor em história pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense.

Desde a graduação, ele se dedica à pesquisa sobre as relações sociais no Brasil. É autor, entre outros trabalhos, dos artigos "Arthur Ramos X Oliveira Vianna - Uma polêmica sobre o racismo" e "O negro na civilização brasileira", ambos integrantes do livro Memória do Saber - Arthur Ramos, organizado por Luitgarde Barros.

Também é autor, com Joceneide Cunha, dos livros História da Cultura Afro-brasileira e História da África. Atualmente é diretor da Associação Brasileira de História Oral, Regional Norte. A pesquisa propiciou buscar responder à seguinte questão: são racionalizadas as relações sociais na sociedade brasileira.

Júlio Cláudio falou sobre a importância da obra para diversas áreas do ensino. "Acompanhei a trajetória da atriz em uma pesquisa que iniciou em 2005, inclusive analisando arquivos pessoais dela. A partir daí vi que se tornaria um trabalho inédito. A obra é multifacetada e pode ser usada na História, Antropologia, Teatro e outros estudos", destacou.

Os exemplares do livro serão distribuídos pela Editora UEA edições para universidades públicas em todo o país.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Professores já podem se inscrever para o Programa de Extensão Universitária 2016



A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informa aos professores interessados que o Edital do Programa de Extensão Universitária (ProExt), que cria linha de financiamento para programas e projetos de extensão universitária, foi lançado no 16 de março. O projeto é realizado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com outros Ministérios e órgãos federais e abrangerá diversas linhas temáticas de atuação.

O ProExt tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Criado em 2003, o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social. 

A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da UEA será a responsável pela seleção interna das propostas que serão enviadas ao MEC, com o intuito de respeitar os limites estabelecidos pelo edital. 

Mais informações podem ser obtidas na Coordenadoria de Extensão, nos telefones (92) 3878-4469. 

A divulgação da classificação final ocorrerá o dia 6 de julho de 2015.

Confira o edital no link abaixo.