segunda-feira, 22 de junho de 2015

Proex promove emissão de 2ª via de Carteira de identidade


A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP), por meio do instituto de Identificação da Polícia Civil, está, nesta segunda (22) e terça-feira (23), das 8h às 11h, realizando a emissão de segunda via de Carteira de identidade. Os atendimentos são destinados aos professores, alunos e servidores técnico-administrativos da UEA e estão sendo realizados na reitoria da instituição, localizada na Avenida Djalma Batista, 3578, bairro Flores.

A ação é realizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex). Os documentos serão entregues na Proex no prazo de até 30 dias.

Documentos necessários: cópia da certidão de nascimento ou (para os casados no civil) cópia da certidão de casamento; duas fotos 3x4; cópia de comprovante de residência recente. Caso seja interesse incluir o número do CPF ou do PIS, é necessário apenas apresentar cópia desses documentos.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Abertura da 2ª edição dos Jogos Universitários da UEA acontece no dia 30



A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizará, no próximo dia 30 de junho, a abertura da segunda edição dos Jogos Universitários da UEA (JUNIUEA). A solenidade será realizada às 19h na Arena Amadeu Teixeira. A competição ocorrerá entre os dias 1º e 10 de julho, em Manaus, e reunirá cerca de 1500 acadêmicos de 19 municípios do Amazonas. As atividades são coordenadas por acadêmicos dos cursos de Educação Física, Medicina, Odontologia, Enfermagem e Engenharia de Controle e Automação.

"A comissão organizadora do JUNIUEA avaliou os erros cometidos na primeira edição para, neste ano, aperfeiçoarmos a competição. O nosso objetivo, além de proporcionar saúde e bem-estar, é promover um movimento social mais forte entre capital interior", disse o reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

O JUNIUEA será dividido entre 19 modalidades, além de 22 provas de atletismo. As atividades serão realizadas na Fundação Vila Olímpica, Ginásio Renê Monteiro, Estádio da Colina: Ismael Benigno, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e Escola Superior de Tecnologia (EST). Além das modalidades como Futebol, Natação, Atletismo e Voleibol, neste ano, a competição terá outros esportes como Tênis de Mesa e Jiu-Jitsu.

Dos cerca de 1500 alunos que participarão das competições, aproximadamente 500 são do interior do Estado. Os universitários das unidades do interior terão as despesas de alimentação, acomodação e transporte custeadas pela instituição. 

"Embora os jogos sejam uma competição, também é um momento de fazer amizades, rever amigos, aprender a respeitar as regras do jogo, uma conquista que também vale para a vida pessoal e profissional", disse o coordenador do curso de Educação Física, Jeferson Jurema. 

CORRIDA RÚSTICA E PASSEIO CICLÍSTICO

No dia 5 de julho será realizada a Corrida Rústica. O percurso, de 5 km para as mulheres e 7 km para os homens, será realizado a Vila Olímpica. O Passeio Ciclístico, que será realizado no dia 9 de julho, terá um percurso de 12 km e sairá da Vila Olímpica até o Complexo Turístico da Ponta negra. 

ENCERRAMENTO

O encerramento do 2º JUNIUEA acontecerá, às 19h do dia 10 de julho, no Estádio da Colina: Ismael Benigno com a final do futebol. Durante a solenidade, será realizada a premiação dos campeões com a entrega de troféus e medalhas, além do premio da melhor torcida.

HOMENAGEADOS

Na primeira edição o JUNIUEA homenageou o ex-reitor da UEA, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves. Neste ano, serão homenageados o ex-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo e o membro da Seleção Brasileira de Natação, Alfredo Jacaúna.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Mostra de Teatro da UEA apresenta mais de 60 peças gratuitas



Mais de 60 espetáculos teatrais, encenados e dirigidos por alunos do curso de teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), serão apresentados, a partir da próxima quinta-feira (18), durante a 4ª edição da Mostra Semestral de Teatro . As apresentações ocorrerão no Centro, na Escola Superior de Artes e Turismo, anexo da UEA, Teatro Américo Alvarez, Ateliê 23 e, na Zona Leste, na Casa Mamãe Margarida. As atividades serão realizadas até o dia 27 de junho. As apresentações são gratuitas.

O trabalho, desenvolvido pelos alunos, traz adaptações de grandes dramaturgos, como William Shakespeare, Eugène Ionesco, Fernando Arrabal, Nelson Rodrigues, Harold Pinter e Sarah Kane. 

Além das apresentações de peças teatrais, a Mostra traz a formação através de seminários e debates sobre o Teatro Local, Teatralidades do Amazonas, Formação de Espectadores, Jogos Tradicionais e Teatrais, e Relato de Experiências dos Alunos do curso. A programação completa pode ser conferida aqui. 

Segundo uma das coordenadoras, professora do curso Annie Martins, a Mostra tem um objetivo estratégico de incentivar as produções artísticas na cidade de Manaus. "A universidade é um polo de pesquisa que precisamos aproveitar como base para a troca com a comunidade, tendo em vista o objetivo político pedagógico que o curso de teatro tem", explicou. 

A Mostra é organizada por alunos e professores, que se envolvem desde as criações até a produção do evento. "Os alunos e professores se voltam para a Mostra como uma grande possibilidade de integração e divulgação do curso de teatro na UEA, com discussões importantes sobre mudanças urgentes na sociedade que integramos", disse Annie. 

O aluno Marlon Bruno Pontes, do quinto período, é um dos alunos envolvidos tanto na Mostra como na produção. "Entrei por compreender que seria importante para minha formação enquanto acadêmico de teatro e artista. Creio que esta experiência será única e me servirá para produções, e dos outros colegas, após eu sair da universidade", contou. 

O curso

Em 2015, o curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas completa 6 anos, formando a sua terceira turma.

A ideia da Mostra Semestral, que vai além do cunho pedagógico ou avaliativo, é uma meta que desde a formação do curso existe, e que cada vez mais ganha espaço na cidade de Manaus. 
Todos os períodos do curso em suas áreas de pesquisa, junto às disciplinas ministradas durante o semestre, estarão contextualizando e integrando os conhecimentos, para que estes possam de fato contribuir à formação de futuros profissionais do Teatro, aptos a refletir a nossa realidade, promover e estimular as mudanças culturais.

Endereços dos locais de apresentação> 

Anexo da UEA - Rua Major Gabriel, 893, Centro;
Ateliê 23 - Rua Tapajós, nº166, Centro;
Escola Superior de Artes e Turismo (Esat)- Rua Leonardo Malcher, 1728, Praça 14, Centro;
Teatro Américo Alvarez - Rua Ramos Ferreira, 124, Centro;
Casa Mamãe Margarida - Rua Edmundo Soares, 27, Bairro São José II.

Confira a programação no site abaixo


quarta-feira, 27 de maio de 2015

Inscrições abertas para o Programa de Monitoria para Escola Superior de Artes e Turismo

http://data.uea.edu.br/ssgp/noticia/1/36374-1.JPG

A UEA divulga o edital de Processo Seletivo de provimento de 34 vagas para o Programa de Monitoria Escola de Artes e Turismo (Esat) As inscrições estarão abertas e seguem até o dia 4 de março. Os interessados devem realizar as inscrições, das 14h às 21h, na Secretaria Acadêmica da Esat, situada na Avenida Leonardo Malcher, nº 1728, bairro Praça 14.

O Programa de Monitoria tem por finalidade proporcionar a alunos de curso de graduação experiências nas diversas atividades de auxílio à docência de nível superior.

No ato da inscrição os candidatos (alunos) devem apresentar os seguintes documentos: comprovante de matrícula, cópia de carteira de identidade, cópia de CPF, Histórico Escolar Atualizado, declaração de servir à monitoria as horas semanais, declaração de não acumular, no mesmo período, recebimento de bolsa de qualquer natureza no caso do Programa de Monitoria Remunerado.

Confira o edital no arquivo abaixo.


Ensino da Arte no AM será debatido pelo Curso de Teatro da UEA




O curso de Teatro da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizará, neste sábado (30), o 'I Simpósio Diálogos e Reflexões sobre Arte e seu Ensino no Amazonas'. As atividades serão realizadas, a partir das 9h, no miniauditório da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), localizada na Avenida Leonardo Malcher, nº 1728, bairro Praça 14.

O evento tem o objetivo de levantar e debater, junto à comunidade, questões relativas ao ensino da Arte no Amazonas, políticas públicas adotadas para a educação, papel da Federação de Arte/Educadores do Brasil (Faeb), além de discutir formação do docente de Arte.

De acordo com a coordenação do evento, o Simpósio surgiu a partir dos questionamentos do corpo docente do Curso de Teatro, mediante as carências de debate sobre o assunto. A coordenação ressaltou ainda que alguns professores pertencentes à Faeb diagnosticaram a necessidade da realização de um simpósio em Manaus, em razão da aproximação com o `Seminário da Região Norte: Educação, Arte e Intercultura, marcado para o mês de Agosto, em Roraima'.

"É urgente a discussão sobre as políticas públicas adotadas para a educação e a formação do professor de arte. Precisamos discutir localmente e levar nossas reflexões mais amadurecidas para o Seminário em Boa Vista. É uma boa oportunidade de reunirmos alguns arte-educadores do Amazonas da educação básica e ensino superior, cujas histórias e vivências podem levantar reflexões importantes para enxergarmos caminhos mais abertos ao ensino da arte" - diz a organizadora do evento, professora do Curso de Teatro da UEA e Representante da FAEB no Amazonas, Eneila Santos. 

Duas mesas temáticas vão nortear as discussões: História da Educação e Currículo (9h às 12h) e Polivalência - Formação do professor (13h às 16h). Dentre os convidados estão educadores e gestores representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

APRESENTAÇÃO TEATRAL 

Finalizando o evento, a partir das 16h30, será realizada apresentação do espetáculo Agreste, texto do dramaturgo brasileiro Newton Moreno. Ambientado no sertão nordestino, e adaptado pela acadêmica de Teatro da UEA, Déborah Ohana, o texto busca promover reflexões polêmicas sobre corpo, gênero, sexualidade e amor. A apresentação será realizada na Sala Samambaia, situada na Esat.

Foto: Joelma Sanmelo

segunda-feira, 25 de maio de 2015

JUNIUEA recebe novas inscrições até sábado (30)


A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da coordenação do curso de Educação Física e da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), promove a realização da segunda edição dos Jogos Universitários da UEA. As inscrições encerram no próximo sábado (30).






Os interessados em participar das competições devem preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail da coordenação da competição coordjuniuea@gmail.com . A ficha de inscrição está disponível no grupo do Facebook com o título: 'Jogos Universitários da UEA'.

O objetivo do evento é incentivar a prática de exercícios físicos entre os universitários, além de promover a interação entre acadêmicos da instituição. A competição acontecerá entre os dias 1º e 10 de julho e envolverá 20 modalidades, entre elas: Atletismo, Basquetebol, Corrida Pedestre, Natação, Torneio de Torcidas e Garota dos Jogos. 

As atividades serão realizadas na Vila Olímpica e no Instituto Federal do Amazonas (IFam). A expectativa da coordenação é superar os mil participantes da primeira edição do JUNIUEA.

UEA abre Vestibular especial para Comunidade Indígena



A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) abre inscrições para o Vestibular Especial para o Curso Tecnológico em Agroecologia para a Comunidade Indígena de Umariaçu. O concurso Vestibular Especial destina-se exclusivamente aos membros dessa Comunidade, situada no município de Tabatinga, a 1.105 quilômetros de Manaus. O edital oferece um total de 40 vagas.

As inscrições podem ser feitas no período de 25 de maio a 12 de junho no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (Cestb), na Avenida da Amizade, 74, Centro da cidade. As provas serão realizadas nos dias 27 e 28 de junho de 2015, às 8h, no Cestb, e terão a duração de quatro horas. 

O curso Tecnólogo em Agroecologia tem por objetivo preparar o profissional capacitado para atuar na atividade agrícola de pequena escala, principalmente, de grupo familiar, dentro dos princípios da preservação e de manutenção dos recursos naturais. 
Este curso terá a duração de três anos, com início no 2º semestre de 2015 e término previsto para o 1º semestre de 2018. A metodologia a ser utilizada segue o sistema de ensino presencial modular explicitado em seu PPC. O curso funcionará no período diurno.
A novidade dá sequência às ações da UEA em favor das populações indígenas existentes no Amazonas. Em anos anteriores, a Universidade já ofertou cursos para indígenas da Comunidade Filadélfia, em Benjamin Constant, e, em agosto do ano passado, formou quase 2 mil professores no Curso Superior de Pedagogia Intercultural, do Programa de Formação de Professores Indígenas (Proind).
Inscrições
Só poderão inscrever-se os membros da Comunidade Indígena Umariaçu, que deverão apresentar os seguintes documentos: cópia de documento de identidade; comprovante de conclusão do Ensino Médio; Cópia do Rani e 2 fotos 3x4. 
Comunidades Ribeirinhas
Em 2015, a UEA já assinou um termo de parceria voltado para educação em comunidades ribeirinhas com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). O termo é voltado a atividades de ensino, pesquisa e extensão em unidades de conservação (UCs) do Amazonas. 
Uma das atividades da cooperação será um curso de nível superior para professores ribeirinhos, visando à formação de docentes caboclos.Outra iniciativa é a realização de um curso técnico voltado para o desenvolvimento sustentável, direcionado a estudantes de comunidades ribeirinhas.
Por Vanessa Brito.
Edital no site.



sexta-feira, 22 de maio de 2015

Alunos de Tonantins representam UEA em Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer


Os alunos Cinara Garcia e Daniel Costa, do curso de Educação Física, em Tonantins, foram os representantes da UEA no 5º Seminário de Estudos do Lazer realizado em Maringá (PR), no período de 14 a 17 de maio. Com o tema: Lazer como Objeto de Educação Social, o evento recebeu os alunos da UEA para a apresentação do artigo redigido por eles com a proposta de falar sobre as opções de lazer em Tonantins.

O objetivo principal foi descrever as principais opções de lazer do município e os locais mais frequentados. Crianças, jovens, adultos e idosos do município de Tonantins foram alvo dos estudantes sobre suas preferências para o lazer. O professor Marcos André Silva orientou os alunos na elaboração do texto.

"Tentar divulgar, dentro de nossa cidade, a importância do lazer e também dar aos nossos entrevistados ideias sobre espaços para serem frequentados foi a nossa proposta", destacou Cinara.

Segundo os estudantes, a prática de atividade física foi destacada pelos entrevistados como sendo a sua principal prática de lazer, seguida pelos passeios nos balneários, futebol, handebol e outros.

A apresentação do artigo foi feita pelos próprios alunos tonantinenses no dia 15 de maio. "Foi um grande aprendizado. Em Maringá, tivemos contato com professores e pesquisadores da Bahia, Pará e até do Chile", menciona Daniel.

A partir de agora, os alunos pretendem se dedicar mais às pesquisas. "Queremos fazer novas pesquisas no município e até mesmo desenvolver um Núcleo de Pesquisas", afirma Daniel.

Para poder honrar com todas as despesas referentes à viagem hospedagem e alimentação, os alunos receberam ajuda da UEA e também da prefeitura de Tonantins. 
"Temos certeza de que não foi só apresentar nosso trabalho, mas levar o bom nome do curso de Educação Física e da Universidade do Estado do Amazonas", destacou Daniel.


quinta-feira, 21 de maio de 2015

Jovens participam de oficina para produção de conteúdo audiovisual no "Diz Aí - Amazônida"




Acadêmicos, representantes de movimentos sociais e interessados por produção de peças audiovisuais participaram nesta quinta-feira (21) de oficinas do projeto "Diz Aí" do Canal Futura. Mostrar a realidade da juventude amazônica é um desafio que foi abraçado por jovens do Amazonas durante a produção de mais uma série de documentários e peças do projeto. 

Desta vez, os 20 jovens selecionados participam de um ciclo de oficinas realizado na Escola Superior de Artes e Turismo da UEA (Esat), que oferece estrutura e logística para a realização das atividades. As peças produzidas durante a ação serão divulgadas pelo Canal Futura, por meio de parceria inédita firmada com o curso de Tecnólogo em Produção Audiovisual da UEA. 

Discussões, relato de experiências, troca de conhecimentos teórico e prático além do intercâmbio de aprendizado de jovens de diversos segmentos da sociedade e da Academia estão sendo vivenciados durante o ciclo de oficinas que acontece até o próximo domingo (24), nas dependências da unidade acadêmica. 





De acordo com a líder do projeto "Diz Aí", do Canal Futura, Fabiana Cecy, o objetivo é dar voz e fazer com que os jovens despertem para a criação audiovisual e sejam multiplicadores entre seus pares tanto no âmbito acadêmico como entre organizações da sociedade civil organizada, como ONGs, movimentos sociais e fóruns de juventude. 

"Vamos desenvolver as peças nas oficinas e, com base nas discussões, vamos construir a série. Os jovens que participam serão os protagonistas da juventude que eles representam. Temos diversos perfis de jovens que trabalham com temáticas diferentes que vão culminar no Audiovisual", disse Fabiana Cecy. "Esperamos que eles aproveitem esse momento e que eles consigam multiplicar isso nas suas comunidades e municípios", completou a mobilizadora do Canal Futura, Melina Marcelino. 

O planejamento da série "Diz Aí - Amazônida" começou em 2013 com a ideia de disseminar o conhecimento para que os jovens pudessem expressar de forma autoral aspectos da sua cultura e sociedade. De acordo com uma das mobilizadoras do projeto do Canal Futura, Débora Galli, a ideia surgiu após se identificar que não haviam recursos disponíveis adequados para a produção audiovisual da juventude na região. 

"O interesse de falar sobre a juventude da Amazônia surgiu por conta de nós acompanharmos os grupos de jovens da Amazônia e perceber que eles não tinham nenhuma ferramenta audiovisual que retratasse a realidade deles', afirmou Galli. 

Para Alexandre Nogueira, da Clarté - convidado para ministrar a oficina de Produção Audiovisual - o jovem amazônida se destaca por defender sua identidade, suas raízes, sua história. Partindo deste contexto, a iniciativa visou oferecer as ferramentas e o conhecimento necessário para que eles venham a ter mais visibilidade na sociedade. 

'O que eu vejo é que eles têm apego ao lugar. Eles se sentem parte disso tudo, da Amazônia, e se apropriam da cidade e da sua própria região com uma força tremenda. É muito legal ver que eles têm orgulho pela identidade deles. Eles precisam ser ouvidos e nós estamos nessa capacitação para que eles possam passar essa imagem de forma bonita e inteligível', salientou.




"Diz Aí - Amazônida"

O projeto "Diz Aí" tratará de questões relacionadas às juventudes da Amazônia e realizará atividade de formação em comunicação e cidadania, resultando na produção da série Diz Aí e em processos de mobilização local para debate de questões referentes à juventude, cidadania e desenvolvimento local.

A série "Diz Aí - Amazônida" já passou por Belém (PA), capacitando jovens e já com bons resultados. Ao todo, foram produzidas nove vídeos para divulgação. As oficinas de formação em audiovisual para os jovens são inspiração para a definição de temas para o programa.

Produzido pela área de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura, o "Diz Aí" é uma série de programas de curta duração que traz a opinião dos jovens de diversas regiões do país para questões étnico-racial e de gênero, mercado de trabalho, sexualidade, cultura, cidadania, meio ambiente, geração de renda, acesso a tecnologias, combate à seca, entre outros temas.

Link do projeto: http://www.dizai.org.br/

Por Vanessa Brito.

Fonte: http://www3.uea.edu.br/noticia.php?notId=38362

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Inscrições abertas para cursos de Visual Class da Plataforma Pró-InovaLab



Cursos de Visual Class para Tablet e plataforma Moodle serão realizados no período de 25 de maio a 20 de junho, em Manaus. Os profissionais da instituição interessados podem acessar a página principal do portal da UEA (www.uea.edu.br) e se inscrever no Link: VC - Inscrições Visual. 
A Coordenação do Projeto Pró-Inovalab, através do contrato com a Caltech Informática Ltda e atendendo demanda da Pró-Reitoria de Interiorização (Proint), iniciou a capacitação de docentes, técnicos e discentes durante os meses de março e abril deste ano, nos Centros Superiores de Ensino de Itacoatiara, Parintins, Tefé e Tabatinga. Na ocasião, foi ministrado o módulo 1: Curso para Iniciante - Visual Class FX SE para Windows. O curso teve duração de 20h nesta primeira etapa e foram ofertadas duas turmas em cada Centro em turnos diferentes. 
O modelo que será realizado no período de 25 de maio a 20 de junho prevê a realização do Módulo II: Visual Class Android para Tablet e utilização da Plataforma Moodle. A prioridade para cursar o módulo será dos profissionais que participaram do Módulo 1. O objetivo da iniciativa é melhor planejar o atendimento da demanda de capacitação dos docentes da UEA em tecnologias educacionais.


terça-feira, 19 de maio de 2015

Inscrições abertas para o PAIC 2015/2016, com 10 bolsas de estudo

A Fundação Vigilância em Saúde do Amazonas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), disponibiliza o Edital nº 01/FVS, que torna pública a abertura de inscrição de alunos de graduação, de universidades públicas e privadas, para seleção de 10 bolsistas no Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), edição 2015/2016. O Programa é desenvolvido por cooperação técnica entre a FVS-AM e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

De acordo com a coordenadora do PAIC/FVS-AM, Leila Cristina Ferreira da Silva, o período de inscrição segue até 22 de maio de 2015. "As orientações pertinentes ao processo seletivo estão disponíveis para a consulta no site institucional (www.fvs.am.gov.br), por meio de edital e documentações", ressaltou.

Segundo a coordenadora do PAIC/FVS, as bolsas terão vigência de Agosto de 2015 a Julho de 2016, no valor mensal de R$400 e serão distribuídas nas áreas de vigilância em saúde, tais como, ambiental (doenças transmitidas por vetores, zoonoses, geoprocessamento), sanitária, epidemiológica (doenças transmissíveis, crônicas não transmissíveis), laboratorial (biologia molecular, bacteriologia, imunologia), Sistemas de Informação (SINAN, SIM, SINASC), surtos, epidemias, outros, destacou.

Leila explica que a duração da bolsa será no máximo de 12 (doze) meses por edição e que a carga horária será de 20h semanais. O PAIC foi criado com a finalidade de disseminar o conhecimento científico através do envolvimento dos estudantes de graduação em todo o processo de investigação, além disso, desperta nos alunos a experiência prática e o desenvolvimento de habilidades em pesquisas.

O Edital nº 01/FVS/PAIC (2015/2016) poderá ser acessado no link abaixo. Informações adicionais poderão ser obtidas junto ao Núcleo de Pesquisa da Assessoria Técnica da FVS-AM, com a coordenação do PAIC/FVS-AM, pelo telefone (92) 3182-8567/ 98404-5666 ou por meio do endereço eletrônico np.astec@fvs.am.gov.br.

Declaração e Edital no link abaixo


Madrigal da UEA apresenta Concerto Sacro na Igreja Santa Rita, nessa quinta-feira (21)

Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio projeto de extensão `Concertos Sacros - Madrigal Amazonas da UEA', está realizando uma série de apresentações em diversos locais de Manaus. Na próxima quinta-feira (21), o concerto será realizado, a partir das 19h, na Paróquia Santa Rita de Cassia, localizada na Avenida Carvalho Leal, nº 209, bairro Cachoeirinha. 

Um dos objetivos do projeto é promover a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, por meio da realização de eventos artístico-culturais, além de dar maior visibilidade a produção científica e artística da UEA, em especial ao Madrigal amazonas à comunidade. Outro foco do projeto é propiciar um momento e lazer de diversão às pessoas e também divulgar a música erudita.

As próximas apresentação será realizada às 18h30 do dia 28 de maio, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, localizada no ramal Santa Marta, em Manaus. 


segunda-feira, 18 de maio de 2015

UEA promove III Workshop de interpretação musical




A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promove o III Workshop de interpretação musical sobre música de Câmara para cordas e/ou sopros com a participação do professor da Escola Superior de Artes de Portugal, António Carrilho. O curso acontecerá de 18 a 22 de maio.

A carga horária do curso é de 12h e haverá emissão de certificado. As inscrições serão realizadas de 11 a 15 de maio, na secretaria do Curso de Música na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), localizada na Rua Leonardo Malcher, bairro Praça 14, em Manaus.

O concerto de encerramento acontecerá no dia 23 de maio, às 18h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, localizado na Avenida Sete de Setembro.

Sobre o músico

António Carrilho desenvolve uma intensa carreira enquanto solista num reportório que vai da idade média até aos nossos dias. O seu gosto pelo ecletismo leva-o a conceber projetos pluri-disciplinares, envolvendo músicos, atores, bailarinos e apresentações multimídia. 

Foi solista com as orquestras Gulbenkian; Sinfónica Portuguesa; Orchestrutopica; Den Norsk Katedralenensemblet (Noruega); Sinfonietta de Lisboa; Divino Sospiro; Sinfónica da Póvoa de Varzim, Orquestra de Cascais e Oeiras, Concerto Balabile (Holanda) e premiado nos Concursos Internacionais Recorder Moeck Solo Competition (Inglaterra), assim como Recorder Solo Competiton of Haifa (Israel).

Apresenta-se regularmente em importantes festivais na Europa, América e Ásia.

Inscrições prorrogadas para projetos de iniciação científica e tecnológica no Sisproj

 
 
Em razão de problemas de internet, que ocorreram em algumas Unidades da UEA, informamos que as inscrições e ajustes finais, no SISPROJ, para projetos de Iniciação Científica e Tecnológica, edição 2015-2016 foram prorrogadas até amanhã, dia 19/05/2015. As demais datas do calendário de Iniciação Científica e Tecnológica permanecem.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

UEA promove III Workshop de interpretação musical


A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) promove o III Workshop de interpretação musical sobre música de Câmara para cordas e/ou sopros com a participação do professor da Escola Superior de Artes de Portugal, António Carrilho. O curso acontecerá de 18 a 22 de maio.

A carga horária do curso é de 12h e haverá emissão de certificado. O curso será realizado de 11 a 15 de maio, na secretaria do Curso de Música na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), localizada na rua Leonardo Malcher, bairro Praça 14, em Manaus.

O concerto de encerramento acontecerá no dia 23 de maio, às 18h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, localizado na Avenida Sete de Setembro.

Sobre o músico

António Carrilho desenvolve uma intensa carreira enquanto solista num reportório que vai da idade média até aos nossos dias. O seu gosto pelo ecletismo leva-o a conceber projetos pluri-disciplinares, envolvendo músicos, atores, bailarinos e apresentações multimídia. 

Foi solista com as orquestras Gulbenkian; Sinfónica Portuguesa; Orchestrutopica; Den Norsk Katedralenensemblet (Noruega); Sinfonietta de Lisboa; Divino Sospiro; Sinfónica da Póvoa de Varzim, Orquestra de Cascais e Oeiras, Concerto Balabile (Holanda) e premiado nos Concursos Internacionais Recorder Moeck Solo Competition (Inglaterra), assim como Recorder Solo Competiton of Haifa (Israel).

Apresenta-se regularmente em importantes festivais na Europa, América e Ásia.

terça-feira, 5 de maio de 2015

UEA divulga edital do Programa Institucional de Extensão (Progex)




A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), divulga o edital do Programa Institucional de Extensão (Progex) que visa selecionar projetos no período de 2015-2016, conforme as condições estabelecidas no edital. As inscrições iniciam na próxima quinta-feira (7) e seguem até o dia 17 de junho.

O edital tem o objetivo de promover a atuação e a cooperação de professores, alunos e técnicos - administrativos em atividades de extensão, favorecendo a integração entre a universidade e a sociedade, permitindo maior democratização do conhecimento, fortalecendo a relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

A inscrição será feita somente on-line por meio do cadastramento do projeto no Sistema de Projetos (SISPROJ), por meio do endereço eletrônico: HTTP://sisproj.uea.edu.br , e selecionando o item Progex, sendo o coordenador responsável pelo cadastro do projeto, dos bolsistas e pela inclusão dos documentos necessários para implementação da bolsa.

O período de análise e seleção dos projetos será realizado entre os dias 18 de junho e 8 de julho. O resultado final da seleção será divulgado no dia 10 de julho, no portal da UEA. A implementação das bolsas ocorrerá a partir do dia 1º de agosto.

Confira o edital no site.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Reitor visita unidades acadêmicas nesta semana




Ao longo desta semana, o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, e membros da Gestão Superior, cumprirão uma agenda de visitas às unidades acadêmicas da UEA em Manaus a fim de dialogar com alunos, técnicos-administrativos e professores.

O objetivo é prestar contas das atividades e ações desenvolvidas, bem como realizar levantamento de novas demandas para melhorias da Universidade.

A primeira unidade que receberá a visitada será a Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT). O encontro acontece às 14h da próxima segunda-feira (4), no auditório da unidade.

A Escola Superior de Tecnologia (EST) será a segunda unidade que receberá a vista dos membros da Gestão Superior. O encontro acontece, a partir das 14h, no auditório da unidade.

Na sexta-feira (8), às 8h, a visita ocorrerá no auditório da Escola Normal Superior (ENS). No mesmo dia, a partir das 14h, a reunião acontecerá no auditório da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO). 

A última escola que receberá a visita será a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA). A reunião acontecerá, a partir das 14h, no auditório da unidade.